Resumo 1: Sociedade, tecnologia e educação

Vivemos em uma sociedade onde a informação e o conhecimento circulam de forma muito rápida e com baixo custo, influenciando valores políticos, religiosos, antropológicos, sociais e econômicos.
Falar ao telefone, movimentar conta bancária, por terminal ou pela Internet, assistir televisão, fazer compras pela Internet, pesquisar, trocar mensagens com pessoas do outro lado do planeta são atividades corriqueiras no Brasil e, em muitos lugares do mundo.
Todas essas atividades que fazem parte do cotidiano das pessoas dependem da imensa malha de meios de comunicação que cobre países inteiros, interligando continentes,empresas e chegando à casa das pessoas: são fios de telefonia, cabos submarinos, linhas de fibra óptica e transmissão via satélite. São computadores que recebem, processam e repassam comandos e informações, tornando possível essa comunicação entre diversos meios.
Três fenômenos estão interrelacionados com essa mudança informacional: a convergência da base tecnológica; a dinâmica da indústria e a Internet.
Nossa maneira de viver, atual, inclui a tecnologia. É importante destacarmos que existe uma distinção entre tecnologia e técnica. Kenski diferencia tecnologia de técnica quando diz que “Às maneiras, aos jeitos ou às habilidades especiais de lidar com cada tipo de tecnologia, para executar ou fazer algo, nós chamamos de técnica” (KENSKI, 2003, p. 18). E segue afirmando que as técnicas são transmitidas de geração em geração e se incorporam aos costumes e hábitos sociais de um determinado grupo de pessoas. Muitos dos equipamentos e produtos que utilizamos em nosso cotidiano não são notados como tecnologia. “Alguns invadem nosso corpo, como próteses, alimentos e medicamentos. Óculos, dentaduras, comidas e
bebidas industrializadas, vitaminas e outros tipos de medicamentos são produtos resultantes de sofisticadas tecnologias” (KENSKI, 2003,p. 19)
A evolução social do homem confunde-se com as tecnologias desenvolvidas e empregadas em cada época. Alguns períodos são historicamente reconhecidos pelo avanço tecnológico correspondente.
A organização social humana desenvolveu-se, portanto, de acordo com as inovações produzidas pelo tipo de tecnologia social utilizada. Em diferentes épocas, grupos de pessoas se organizaram em diferentes modelos de sociedade. Sociedade caçadora e coletora, nos primeiros agrupamentos; comunidades agrícolas e, depois, sociedades industriais.
Desse modo, podemos concluir que a evolução tecnológica altera comportamentos. mas também, o de todo um grupo social. A descoberta da roda, por exemplo, mudou radicalmente as formas de deslocamento entre os grupos.
A economia, a política e a divisão social do trabalho refletem os usos que os homens fazem das tecnologias que estão na base do sistema produtivo, em diferentes épocas. O homem transita culturalmente mediado pelas tecnologias que lhe são contemporâneas. Elas transformam suas maneiras de pensar, sentir, agir. Mudam também suas formas de se comunicar e de adquirir conhecimentos (KENSKI, 2003, p. 21).
É importante ressaltar que existem outros tipos de tecnologias que vão além dos equipamentos. Tajra (2001) classifica as tecnologias em três grandes grupos: as tecnologias organizadoras que são as formas como nos relacionamos com o mundo. Os métodos de ensino, seja tradicional, construtivista, são tecnologias de organização das relações de aprendizagem, são espaços que são utilizados como suporte, para que algumas ações ocorram; as tecnologias simbólicas que estão relacionadas com a forma de comunicação entre pessoas, como a linguagem oral, a linguagem escrita e, a linguagem digital (dos computadores); e as tecnologias físicas que são as inovações de instrumentos físicos, como a caneta esferográfica, o livro, o telefone, o aparelho celular. Nesta última, podemos citar, também, as TIC ́s que, através dos seus suportes, como jornais, o rádio, a televisão... realizam
o acesso, a veiculação das informações e todas as inúmeras formas de relacionamentos simbólicos em todo o mundo. Esse é um dos grandes desafios da educação na atualidade: viabilizar-se como espaço crítico em relação ao uso e à apropriação das tecnologias de comunicação e informação.
Esse é um dos grandes desafios da educação na atualidade: viabilizar-se como espaço crítico em relação ao uso e à apropriação das tecnologias de comunicação e informação.
A educação ocupa cada vez mais espaço na vida das pessoas à medida que aumenta o papel que desempenha na dinâmica das sociedades modernas. A evolução rápida do mundo requer uma atualização contínua dos saberes, o que nos leva a ideia de uma educação permanente, uma educação ao longo de toda a vida.
E essa educação ao longo de toda a vida, além de uma adaptação necessária às exigências do mundo do trabalho, é a condição para um domínio mais perfeito dos ritmos e dos tempos da pessoa humana. Em virtude da competitividade de ordem econômica, das exigências de sociedades cada vez mais complexas, os saberes e as competências adquiridos, na formação básica (inicial) tornam-se, insuficientes, dando lugar à formação continuada.
A educação permanente é uma construção contínua da pessoa humana, do seu saber e das suas aptidões, assim como, da sua capacidade de discernir e agir. Em suma, a educação ao longo de toda a vida, deve aproveitar todas as oportunidades. À medida que o tempo dedicado à educação se confunde com o tempo de vida de cada um, os espaços educativos, assim como as ocasiões de aprender, tendem a se multiplicar.
O autor Luiz Carlos Pais (2005) cita quatro competências que podem contribuir no processo educativo diante de desafios postos pela sociedade em que vivemos. São elas: a criatividade, trabalhar com informações, a capacidade de transformar informação em conhecimento e superar o exercício da repetição.
De acordo com Morin (2005a), o conhecimento não é um espelho das coisas e do mundo externo, mas é resultado da nossa construção e reconstrução, sendo, portanto, uma interpretação. E como tal, está sujeito a erros, em função da subjetividade, da nossa visão particular do mundo e dos nossos princípios de conhecimento.
A educação, deste século XXI, deve ser o ensino primeiro e universal, centrado na condição humana reconhecendo a sua diversidade cultural. O ser humano é ao mesmo tempo físico, biológico, psíquico, cultural, social e histórico. Através da educação esta unidade complexa, que é o ser humano, foi desintegrada, fragmentada em disciplinas. A Sociologia mostra o destino social do ser humano, a Psicologia mostra seu destino individual, a História seu destino histórico, a Economia seu destino econômico. Mas, tudo isso se encontra separado. Como foi exposto no primeiro Saber proposto por Morin (2005a), todo conhecimento deve contextualizar seu objeto, para ser pertinente. Portanto, conhecer o humano é, antes de qualquer coisa, situá-lo no universo, e não separá-lo dele.

Resumo 2:  Internet no Brasil e no mundo

Com tantas inovações tecnológicas ocorrendo em volta de todos nós, é muito difícil nos recusarmos a participar delas. Tendo em vista que essas mudanças estão em todos os lugares. Na área médica, na engenharia, na comunicação social e também, no entretenimento. Entre tais inovações, uma das que mais se destacam é a Internet, cujo alcance é tão grande que rompe as fronteiras do país e abre um enorme leque de oportunidades. A qualquer momento do dia ou da noite, é possível se comunicar com pessoas não só de países diferentes como de continentes distintos. Através da Internet podemos passear em museus, bibliotecas, fazer compras, verificar as notícias dos principais jornais, assistir a trailers dos últimos lançamentos de filmes, entre outras ações.
A Internet tende a ser o ambiente midiático mais popular em médio prazo e, tem uma característica ampla de possibilitar diversos tipos de comunicação e interações entre culturas, de forma bastante enriquecedora.
Os primeiros domínios (.edu, .org e .gov) começaram a surgir em 1985, na mesma época que teve início o uso do termo “Internet” para se referir ao conjunto de redes da ARPANET, que vinha há alguns anos atuando internacionalmente.
Foi então que a Internet começou a popularizar-se e tomar impulso. A rápida expansão do computador pessoal (PC) foi a principal responsável pelo aumento no número de usuários da rede. Além disso, a facilidade de
navegação auxiliou na difusão dessa tecnologia de informação e comunicação. Com a criação da Worl Wide Web –WWW (Rede da Alcance Mundial), pelo Centro de Estudos relacionados à Energia Nuclear (CERN), na Suíça, permitindo o gerenciamento de textos, imagens e sons, no computador, surgiram endereços “amigáveis”, ou seja, sites mais dinâmicos e visualmente interessantes, estimulando ainda mais o crescimento quantitativo de usuários da Internet.
Para facilitar a navegação pela Internet, surgiram vários navegadores (browsers) como, por exemplo, o Internet Explorer da Microsoft e o Netscape Navigator. O surgimento acelerado desses provedores de acesso e portais de serviços on line, também contribuiu para o crescimento da Internet, que passou a ser utilizada por vários segmentos sociais. Estudantes passaram a buscar informações para suas pesquisas, pessoas a utilizavam, simplesmente, para diversão em sites de games, desempregados iniciaram buscas por empregos em sites de agências de emprego, outras pessoas começaram a enviar seus currículos por e-mail , pessoas passaram a fazer uso da Internet para encontrar parentes desaparecidos e, até reencontrar pessoas que há muito não viam, dentre várias outras utilidades. As empresas descobriram, na Internet, um excelente caminho para melhorar seus lucros, disparando, com isso, o comércio on line (e-commerce), transformando a Internet em verdadeiros shoppings centers virtuais.
Na Internet encontramos vários tipos de aplicações educacionais. Dentre elas, podemos citar: divulgações/publicações, que podem ser institucionais, ou seja, a escola mostra o que faz, ou particulares, em que grupos de professores ou alunos criam suas homepages pessoais contendo suas produções mais significativas; temos aplicação de pesquisa, que pode ser individual ou em grupo, ao vivo (durante a aula) ou fora do horário de aula; aplicação de atividades de apoio ao ensino, em que reunimos textos, imagens e sons, utilizando-os como um elemento a mais, juntamente com livros, vídeos e revistas. Podemos ainda encontrar aplicabilidade educacional na comunicação que pode ocorrer entre professores e alunos, professores e professores e entre alunos da mesma ou de outras cidades ou países. A comunicação se dá entre pessoas conhecidas ou não, próximas ou distantes, esporádica ou sistematicamente.
os muitos aspectos que a Internet possibilita quando usada como auxílio no processo educacional. Alguns tópicos:
  • Os ambientes virtuais possibilitam o processo do aprender a aprender, por estar num ambiente com uma fonte inesgotável de informação;

  • Estimula a criatividade, a pesquisa e a troca de experiências;

  • Proporciona a investigação e a curiosidade;

  • Promove uma nova forma de aprender que extrapola as barreiras físicas da sala de aula;

  • Permite a instauração de um ambiente educacional que contempla os paradigmas do construtivismo (conhecimento em constante mutação – ser inacabado), interacionista (sujeito/objeto – sujeito/sujeito modificam-se entre si), sociocultural (relações do ser com o seu meio social) e transcendente (ultrapassando os limites do tempo e espaço).


Resumo 3: Conceito e Origem

A expressão Weblog foi cunhada em dezembro de 1997 pelo norte americano Jorn Barger. Blog, como também é chamado, é um tipo de publicação online que teve sua origem no hábito de logar (entrar, conectar ou gravar) à web, fazer anotações, transcrever, comentar os caminhos percorridos pelos espaços virtuais. Por isso mesmo, os weblogs são denominados como “diários virtuais” onde as pessoas escrevem sobre diversos assuntos de interesse pessoal, onde são expressas ideias e sentimentos do autor ou profissional.
Logar é um termo/verbo bastante usado na Internet. Significa entrar, conectar, ou ainda, gravar. Logamos quando preenchemos nosso nome de usuário e senha para nos conectarmos à Internet ou, se já estivermos conectados, fazemos esse procedimento para acessar algum site de uso restrito. Logamos quando gravamos um texto de um chat ou as etapas de instalação de um aplicativo.
Os blogs, em seu aspecto estrutural de publicação, se apresentam na forma de uma página web, atualizada frequentemente, composta por pequenos parágrafos apresentados de forma cronológica, como uma página de notícias ou um jornal, que segue uma linha de tempo com um fato após o outro. Os textos escritos nos blogs são chamados de posts, que podem ser escritos (postados) apenas pelo autor do blog ou, por uma lista de membros que ele convide e autorize a postar mensagens. Esses textos, geralmente, são acompanhados de data e horário de postagem e, de um link para acesso direto e permanente para aquele texto específico, possibilitando discussão e troca de ideias através dos comentários, que podem ser lidos e escritos por qualquer pessoa.
Os quatro tipos de blogs são: Blog profissional, Blog pessoal, Blog grupal e Blog organizacional. E cada um deles se subdivide em quatro gêneros: auto-reflexivo, informativo interno, informativo e reflexivo.

Preguntas:

  1. ¿Conforme el autor Luiz Carlos Pais cuáles son las competencias que contribuyen en el proceso educativo?


A- la creatividad, trabajar con informaciones, la capacidad de transformar información en conocimiento y superar el ejercicio de la repetición.
B- la creatividad, el tiempo bien organizado, no superar el ejercicio de la repetición, transformar la información.
C- trabajar con informaciones, transformar las informaciones, proceso educativo, tiempo bien organizado.
     
     2) ¿En 1985 surgieron los dominios de Internet cuáles son ellos?

A - edu, org, gov
B - ead, org, gov
C - abc, gov, edu

      3) ¿Cuáles son los cuatro tipos de blogs?

A - Blog profesional, Blog personal, Blog grupal y Blog organizacional
B - Blog personal, blog de grupo, blog de organización, blog empresarial
C - Blog de grupo, blog personal, blog organizacional, blog profesional

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